Adélia Pereira
Licenciada pela UTAD (1999). Fez clinica de animais de companhia até ingressar na Câmara Municipal do Porto em 2002 onde exerceu funções até 2014, ano em que regressou à terra natal, Paredes, e assumiu as funções de Médica Veterinária do Município. Obteve o grau de Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto no ano de 2007. Concluiu em 2018 a pós-graduação em Intervenção na Doença Comportamental em Animais de Companhia pelo Instituto Português de Psicologia. Foi membro do Conselho Regional do Norte da OMV desde 2013 onde assumiu o cargo de Presidente deste Conselho Regional em 2016. Pertence aos órgãos sociais da Psianimal e da ANVETEM. Tem colaborado com várias instituições públicas e privadas, como associações de proteção animal, escolas, lares de idosos, entre outras.
Ana Paula Resende
Licenciada em Medicina Veterinária pela FMV-UTL em 2005. Titular do diploma em Oftalmologia Veterinária pela Universidade Autónoma de Barcelona em 2008. Doutorada em ciências veterinárias, especialidade clínica, em 2018 pela FMV-UTL. Atualmente é diretora clínica da VETVISÃO, onde exerce clínica e cirurgia de referência na área de oftalmologia, e docente na Universidade Lusófona.
APMVEquinos
Associação Campo Branco: Vanessa Plantier
Brevemente disponível...
Associação Portuguesa Ciência Avícola
Associação Portuguesa de Buiatria
Bruno Farinha
Brevemente disponível...
Bruno Rôlo
Bruno Rôlo, licenciado em medicina veterinária pela FMV (UTLisboa) em 1999.
Desde essa data exerce clínica de animais de companhia;
Diretor Clínico da Clínica Veterinária do Lumiar, em Lisboa; a partir de 2002;
Membro da Direção do SNMV desde 2001;
Membro dos Órgãos sociais da CODIVET desde a sua fundação.
Carolina Monteiro
Licenciada em Medicina Veterinária pela FMV-UTL em 2002. Fundadora da empresa de ecografia veterinária móvel “ECOVET”, em actividade na área da grande Lisboa desde 2002. Sócia fundadora do “Espaço ECOVet”, centro de referência na área da ecografia em animais de companhia, em actividade desde Julho de 2015. Pós-graduada em “Advanced Diagnostic Ultrasound”, “Radiology in Small Animals” pela European School of Advanced Veterinary Studies (ESAVS). Pós-graduada em “Cardiologia Clinica en Pequenos Animales” pela Universidade Complutense de Madrid. Secretária adjunta da APMVEAC, Presidente da EAVDI (European Association of Veterinary Diagnostic Imaging) entre 2017 e 2020, membro da IVUSS (International Veterinary Ultrasound Society). Tem como áreas de interesse o Diagnóstico por Imagem e Medicina Interna.
Catarina Lavrador
Catarina Lavrador – Médica Veterinária. 1993 Licenciada na FMV-UL. 2010 Doutor em Ciências Veterinária ECT-UÉ. 1997/98 – Secretária Técnica - Associação de Criadores de Puro-Sangue Inglês de Portugal. 2019/2021 - Gabinete de Recursos Genéticos Animais (DGAV). 1998 – até ao presente - Professora auxiliar do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Évora. Áreas de interesse: Anestesiologia e Uma Só Saúde/Medicina comparada. Colaboradora da One Health Lessons, plataforma que promove ações educativas na área da Uma Só Saúde Casada, três filhos. Email:clavrador@uevora.pt
Cristina Almeida
Licenciada 2007 em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (FMV/UTL), exerceu funções enquanto Médica Veterinária no serviço de radiologia do Hospital Escolar Veterinário da FMV/UL até 2010, enquanto convidada mantém colaboração com as disciplinas Patologia de Animais silvestre, Comportamento Animal. Mestrado (FMV_UL) em 2021 na área de Parasitologia e controlo parasitário em Pavões. Pós graduação Animais e Sociedade em 2021 no ICS _UL. Curso básico de Falcoaria da APF.
Desde 2008, exerce funções de diretora clínica da Exoclinic – Clínica Veterinária de Aves e Exóticos de Lisboa.
Coordenadora Pedagógica de Formações certificadas para alunos de veterinária, enfermagem e curso de auxiliar.
Publicou mais de 50 artigos, comunicações e posters em congressos e formações nacionais e internacionais. Com especial interesse em cirurgia de pequenos mamíferos, oftalmologia e ortopedia de aves e répteis, é membro da European Society of Veterinary of Ophthalmology, AAV – Association of Avian Veterinarians e membro honorário Fauna – FMV-UL.
FAMV
Felisbela Queiroga
Professora Associada com Agregação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) onde leciona maioritariamente Medicina Interna de Animais de Companhia e Oncologia. Licenciada em Medicina Veterinária pela UTAD em 1994 e Mestre em Oncologia pelo ICBAS em 2001, completou o Doutoramento na UTAD em 2005 e as provas de Agregação em 2010.
Entre 2007 e 2010 exerceu o cargo de Diretora Clínica do Serviço de Pequenos animais do HVUTAD. Entre 2011 e 2013, exerceu o cargo de Diretora do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária também na UTAD, tendo presidido à Comissão para a Avaliação Externa pela European Association of Establishments for Veterinary Education.
Incorporou a 1ª Comissão de Biossegurança da UTAD em 2013. Entre 2013-2017 integrou o Conselho Cientifico da ECAV com participação em várias comissões de trabalho, destacando-se a Comissão de Gestão do Sistema Interno de Qualidade da UTAD. Desde 2016 é membro da Assembleia Geral da OMV.
Autora de mais de 50 artigos e capítulos de livros publicados em jornais do SCI e numerosas apresentações científicas por convite, em congressos da especialidade Nacionais e Internacionais. Tem desenvolvido intensa atividade como Revisora e Editora Associada em jornais científicos do SCI. No seu percurso académico, recebeu ainda vários Prémios de Mérito Científico, destacando-se os atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias em 2002 e pela Sociedade Portuguesa de Senologia em 2012.
George Stilwell
Licenciado pela ESMV-UTL (1986). Clínico de Espécies Pecuárias (1986-2000). Docente da FMV-UL desde 2000, onde lecciona Clínica de Espécies Pecuárias e Deontologia-Bioética. Doutoramento em Ciências Veterinárias (2009). Diplomado pelo European College in Bovine Health Management. Membro fundador da Associação Portuguesa de Buiatria. Membro grupos de trabalho da EFSA. Coordenador do projecto AWIN. Membro do Conselho Regional do Centro (1995-97), do Conselho Directivo (2001-03), do Conselho Profissional e Deontológico da OMV (2010-12) e do Conselho Directivo (2016-19).
Joana Afonso
Licenciada pela FMV - UTL (2002). Enquanto aluna da FMV foi representante dos alunos no Conselho Diretivo e na Comissão de Ética. Iniciou a sua atividade profissional em 2003, na extinta Direção Regional de Pecuária (RAM), tendo desempenhado funções nos Centros de Atendimento Veterinário e Pecuário e na Quinta Pedagógica dos Prazeres. Desde 2004 dedica-se inteiramente à Inspeção Sanitária. Atualmente desempenha funções na Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária, da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Membro do Conselho Diretivo da OMV (2008-2010; 2016 até à presente data).
João Araújo
Brevemente disponível...
Joaquim Henriques
Licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa em 2000.
Exercicio exclusivo em Oncologia médica e cirúrgica de pequenos animais. Fundador e Ex-Director clínico do Hospital Veterinário Berna em Lisboa (2012-2021).
Responsável pela implementação e desenvolvimento do serviço de referência em oncologia do Centre Hospitalier Veterinaire Frégis, em Paris. Responsável pelas consultas de oncologia e ensino clínico do Centro Hospitalar Universitário da Escola Veterinaria Maisons-Alfort, Paris. (2021-2022)
Doutorado em Biomedicina pela Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. Diploma Universitário pela Faculdade de Medicina de Paris em Radiologia Interventiva em Oncologia.
Ex-Secretario da Sociedade Europeia de Oncologia Veterinária.
Desde Janeiro deste ano responsável pelo Centro de Referência em Oncologia do Hospital Anicura Atlântico e Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona.
Investigador do Centro de Investigação em Cancro do iNOVA4Health da Nova Medical School.
Autor de várias publicações em revistas internacionais. Orador assíduo em conferências nacionais e internacionais.
Os tempos livres, passo-os entre viagens e caminhadas na natureza.
Joel Ferraz
Licenciatura em Medicina Veterinária pelo ICBAS-UP, em 2002. Trabalhos diversos no Parque Nacional da Peneda Gerês - clínica e patologia de animais selvagens, em 2002/2003. Prática clínica de Animais Exóticos, desde 2002. Mestrado em Bioética pela FMUP-UP, em 2009. Colaboração na docência de Medicina Veterinária no ICBAS-UP de 2007 a 2011. Direção do Centro Veterinário de Exóticos do Porto (CVEP), desde 2009. Médico veterinário responsável no Sea Life - Porto, de 2013 a 2016. Colaboração na docência do Curso de Enfermagem Veterinária na Escola Superior Agrária de Viseu em 2015/16 e na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima desde 2020.
Jorge Canoa
Mestrado em Medicina Veterinária pela FMV-UTL em 2008. Pós-Graduação em Sales Management pelo ISEG em 2018. Iniciou a actividade profissional em 2008 na Perugel, S.A., como responsável da área clínica e sanitária na produção de perus. Ingressou em 2014 na indústria farmacêutica de Saúde Animal para exercer a função de Key Account Manager Aves na Merial e actualmente na Boehringer Ingelheim desempenha a função de Key Account and Technical Manager Aves, Suínos e Equinos.
José Miguel Lopes Jorge
Licenciado em Medicina Veterinária pela FMV-UTL em 1994. De 1995 a 1996 exerceu clínica de Espécies Pecuárias em S. Jorge. Entre 1996 e 1999 exerceu clínica e consultoria em Suinicultura. De 1999 a 2021 trabalhou na indústria de Saúde Animal, tendo sido Director de Marketing e Serviços Técnicos de Ruminantes e Suínos e responsável pela Farmacovigilância.
Lénio Ribeiro
Professor Auxiliar convidado na Universidade Lusófona na disciplina de Patologia cirúrgica II e Farmacologia. Actualmente responsável pelo serviço de anestesia, emergências e cuidados intensivos do Centro Hospitalar Veterinário. Doutorado pela Universidade de Leon, Espanha, em monitorização da profundidade anestésica no cão. Publicou artigos na área da anestesia em revistas internacionais. Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 1999.
Lisa Mestrinho
Licenciada em Medicina Veterinária pela FMV/UTL (2003), Mestrado em Oncologia pelo ICBAS/UP (2010), European Master of Small Animal Veterinary Medicine in Dentistry pela Université du Luxembourg (2015), Doutorada em Ciências Veterinárias, pela Universidade de Lisboa (2016) e Fellow da Academy of Veterinary Dentistry desde 2017. Dedica-se, desde 2003, à clínica de animais de companhia sendo autora de várias publicações nacionais e internacionais, em particular nas áreas da estomatologia, cirurgia oncológica, cirurgia reconstrutiva e cirurgia da cabeça e do pescoço. Professora auxiliar da FMV/ULisboa, investigadora do CIISA e membro do corpo clínico do Hospital Escolar Veterinário da mesma Faculdade.
Luis Atayde
Inscrevi-me na OMV em 1998 após ter concluído a licenciatura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Ao longo dos anos realizei vários estágios em Portugal e no estrangeiro, na área de clínica, cirurgia e reprodução de equinos. Desde 1998 que trabalho como veterinário de equinos. No ano de 2001 entrei para o corpo docente do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, onde desempenho funções de Professor Auxiliar no Departamento de Clinicas Veterinárias. Desde de 2012 que sou membro da direção da Associação de Médicos Veterinários de Equinos. Em 2008 concluí as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica no Instituto de Ciência biomédicas Abel Salazar, com o título – “Características do ciclo reprodutivo da égua no norte de Portugal – Trabalho de síntese” / “Diagnóstico e seguimento da gestação em equinos – relatório de uma aula prática”. Em 2014 conclui Doutoramento em Ciências Veterinárias no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, com o título – “Substitutos Ósseos Para Regeneração do Tecido Ósseo: Estudos In Vivo e Futuras Aplicações Clínicas Em Medicina Veterinária”. Autor de várias publicações em revistas nacionais e internacionais.
Luís Chambel
Licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa em 1989.
Responsável pelo serviço de ortopedia e neurologia no hospital Vetoeiras, do qual é co-fundador e sócio, desde 1993.
Realizou um Externship Program em cirurgia na Universidade de Cornell;
Desde 1997, realizou estâncias em vários centros de referência de ortopedia e neurocirurgia, em Espanha, Itália, França e Grã Bretanha.
Desde 1996, completou mais de 40 cursos práticos na área da Ortopedia, fora de Portugal.
De 2008 a 2015 foi professor convidado da Universidade Lusófona, na disciplina de Patologia e Clínica Cirúrgica.
De 2011 a 2014 foi formador na Pós-Graduação da Universidade Lusófona em Cirurgia Ortopédica e Neurológica
Foi Secretário Adjunto da Associação dos Médicos Veterinários de Pequenos Animais (APMVEAC).
Membro da ESVOT desde 2000 e da AO.
Luís Lamas
Luís Ressano Garcia Pardon Lamas, DVM PhD CertES(Orth) DipECVS MRCVS
Licenciou-se em 2002 pela Faculdade de Medicina Veterinária. Depois de concluído o estágio de final de curso em UC Davis no Hospital Universitário de Equinos, trabalhou um ano na Clínica Veterinária da Muralhade Évora como veterinário de grandes animais. Em 2003, iniciou um internato no Queen’s Veterinary School Hospital da Universidade de Cambridge onde, depois de concluído, continuou como Residente em Cirurgia de Equinos. Obteve por exame o Certificado em Cirurgia Ortopédica do Royal College of Veterinary Surgeons (RVCS) em 2007 e continuou a trabalhar como Cirurgião Universitário em Cambridge e na Minster Equine Clinic em York até 2010. Em 2011 tornouse Diplomado do European College of Veterinary Surgeons (ECVS) por exame e por isso especialista europeu em cirurgia de equinos. Em 2015 completou o doutoramento no Structure and Motion Laboratory, Royal Veterinary College e no Departamento de Bioengenharia do Imperial College na área de Biomecânica do desenvolvimento ósseo. Ao longo da carreira publicou 22 artigos em revistas científicas internacionais (peer-review), apresentou 26 abstracts originais em congressos internacionais, é também autor de seis capítulos em prestigiados livros de medicina e cirurgia de equinos. É orador e organizador regular de cursos de diagnóstico e tratamento de patologias ortopédicas no Reino Unido e na Europa. Desde 2015 é Professor Auxiliar na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa onde é cirurgião do Serviço de Cirurgia e Urgências de Equinos daquela instituição.
Luis Pinho
Licenciado em Medicina Veterinária em 2003 pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) e doutorado em Ciências Veterinárias em 2012 pela mesma instituição. É membro do corpo clínico e consultor na área da Qualidade de Leite na SVAExpleite, Ldª desde 2003. É Professor Auxiliar Convidado no departamento de Clínicas Veterinárias do ICBAS-UP e na Faculdade de Ciências- UP. Desde 2011 é Presidente do Conselho Português da Saúde do Úbere.
Luís Resende
Médico Veterinário licenciado pela UTAD.
Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses (UL)
Aluno de Doutoramento em Ciências Veterinárias na UTAD
Certificado em Acupuntura Veterinária (IVAS, Curacore)
Certificado Canine Rehabilitation Practitioner
Luís Tavares
Mestre em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto em 2012. Desde 2013 exerce funções como responsável veterinário pela produção avícola do Grupo Lusiaves e atualmente é Diretor Técnico da Racentro S.A. Membro da direção da Associação Portuguesa de Ciência Avícola (APCA) desde 2021.
Madalena Vieira Pinto
DVM, MSc, PhD e European Specialist in Veterinary Public Health. Professora no Departamento de Ciências Veterinárias (UTAD) na área de inspeção sanitária. Investigadora na área de inspeção sanitária, zoonoses e bem-estar na fileira de produção de caça, suínos e aves. Coordenadora científica de cursos de avaliação sanitária de caça em Portugal e membro de vários grupos de trabalho oficiais. Vice-Diretora do Centro de Investigação de Ciência Animal e Veterinária da UTAD. Responsável pelo serviço de análises de Trichinella da UTAD. Atualmente é Vice-Presidente da WAVES-Portugal (Sociedade Euromediterrânica de Vigilância Animal Selvagem).
Mafalda Pires Gonçalves
Mestrado integrado pela FMV-UTL em 2010, Erasmus na Universidade CEU - Cardenal Herrera em Valência (2007-2008). Estágio curricular no Cornell University Hospital for Animals (EUA) e na Clínica Veterinária AZEVET (2009-2010). Pertenceu ao corpo clínico do Hospital Veterinário de São Bento (2010-2011) onde exerceu funções na área de Medicina Interna e Emergências. Entre 2011 e 2019 integrou o corpo clínico do Hospital Veterinário do Restelo onde exerceu funções no serviço de Hospitalização e Consultas e dinamizou o Programa de Controlo de Peso. Em 2015 ficou também encarregue pela Gestão Clínica desse hospital.Desde o segundo semestre de 2019 que pertence ao corpo clínico do Hospital Escolar da FMV-ULisboa sendo responsável pelo Centro do Peso Saudável, tendo sido nomeada gestora hospitalar da mesma instituição em Junho de 2020. É ainda estudante de Doutoramento em Ciências Veterinárias dedicado à obesidade nos animais de companhia pela FMV-ULisboa, sob orientação da Dra. Marta Hervera e do Prof. Rodolfo Leal. Curso de Emergências e Cuidados Intensivos (2010) e de Ecografia Abdominal (2011) pela FMV-ULHT. Pós-graduação em Medicina Interna pela ESAVS (2013-2015). Pós-graduação em Gestão pela NOVA SBE (2016-2017). Certificação Vetbonds pela AVEPA (2021)Membro da ESVCN e presidente do Grupo de Interesse Especial em Gestão e Administração Veterinária (GIEGAV) da APMVEAC.
Manuel Joaquim
Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de lisboa (1996). Em 2011 completou Programa Avançado de Gestão de Empresas de Pecuária na Católica – Lisbon School of Business & Economics. Em 2012 foi nomeado diretor honorário da Sociedade Científica de Suinicultura. Após a licenciatura trabalhou como Médico Veterinário na Agrupmonti com responsabilidades clínica, nutricional e de medicina das produções nos departamentos de Suinicultura e bovinicultura. Desde 2001 trabalha como consultor independente, tendo fundado a Sustaurusvet Lda em 2011, empresa que se dedica ao assessoramento nas áreas de clínica de campo (suínos e bovinos), medicina da produção, instalações, maneio, fábricas de ração, indústria farmacêutica.Colabora com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar na prestação de apoio na docência das aulas práticas de suinicultura intensiva. Membro da comissão instaladora do Plano de Ação Nacional para a Redução do Uso de Antibióticos em Animais (PANRUAA) coordenado pela DGAV. Membro da Comissão de Acompanhamento do Plano de Controlo e Erradicação da Doença de Aujesky (PCEDA) coordenado pela DGAV. Desempenhou vários cargos associativos. Autor e co-autor de diversos artigos e comunicações científicas.
Manuel Sant'Ana
Médico veterinário e especialista europeu em bem-estar animal. Fez parte do grupo de trabalho que estabeleceu o currículo em bem-estar animal para o ensino veterinário a nível europeu. É investigador em ética animal e em deontologia profissional veterinária no Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA) da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e tem, nos últimos anos, se dedicado à medicina baseada na evidência. É, desde 2016, Vice-Presidente do Conselho Profissional e Deontológico da OMV.
Miguel Quaresma
Miguel Quaresma licenciou-se em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1998 e doutorou-se em Ciências Veterinárias pela UTAD em 2015. Está de momento a fazer a Residência Alternativa do Colégio Europeu de Reprodução Animal. Exerce funções de Técnico Superior – Médico Veterinário na Área Clínica de Animais de Produção e Equinos do HV-UTAD. É Professor Auxiliar Convidado das unidades Curriculares de Medicina da Reprodução I e II do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária da UTAD. É Presidente da Associação Portuguesa de Buiatria, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AEPGA, membro eleito da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Veterinários e membro do Grupo Consultivo de Animais de Produção da OMV. Publicou 24 artigos em Revistas Indexadas Internacionais (ISIS) e mais cerca de 70 publicações e apresentações orais em congressos e publicações nacionais e internacionais. Tem como principais interesses não-profissionais a Filatelia, prática de corridas de OCR, leitura, história e cinema.
Mónica Mira
Mónica Mira licenciou-se pela faculdade de medicina veterinária da Universidade de Lisboa, realizou um internato em cirurgia equina na Washington State University nos EUA e um assistanato em afecções locomotoras no CIRALE em França. Obteve o grau de doutor pela Universidade de Évora com a tese “Métodos objectivos e não invasivos para avaliar os cavalos de resistência equestre em competição”. Autora de várias publicações em revistas com revisão por pares, apresenta comunicações originais com regularidade em congressos internacionais. Veterinária Oficial FEI 4* para a resistência equestre oficia frequentemente em provas internacionais. Presidente da APMVE, actualmente é CEO da empresa AL Equine, organiza formações especializadas para veterinários de equinos, e exerce clínica de equinos em Chantilly, França. Os seus principais interesses são as afecções locomotoras e a medicina desportiva em cavalos de resistência equestre e galope.
Nuno Caroço dos Santos
Licenciatura em Medicina Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa em 1997, mestrado em Saúde Pública Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa e doutoramento em Ciências da Saúde pela Universidade do Minho. Diplomado pelo European College of Zoological Medicine, Wildlife Population Health. Trabalha desde 1997 em medicina zoológica, tendo 18 artigos científicos publicados em revistas internacionais nesta área. Autor de capítulos de livros sobre conservação de aves necrófagas, epidemiologia de tuberculose e diagnóstico molecular de doenças infeciosas em fauna selvagem. Atualmente é investigador no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.
Paulo Teixeira
Brevemente disponível...
Pedro Faísca
Vice-Director da FMV- Universidade Lusófona
Chefe do Serviço de Histopatologia e Patologista Experimental do Instituto Gulbenkian de Ciência
Patologista do laboratório DNATech
Presidente do Conselho Fiscal da SPCV
Co-Presidente da Comissão Organizadora Local do Encontro Europeu de Patologia Veterinária 2023 Lisboa
Pai de uma adolescente, de um futebolista e de um gato chamado TóCruz.
Nadador Master, apaixonado por provas de águas abertas, e aspirante a Triatleta de longas distâncias.
Ricardo Almeida
Médico Veterinário pós graduado em cirurgia, MBA e mestrando em gestão, diretor clínico da Vet Póvoa, consultor na StratVet e professor na CESPU e na ESAC. É Business Angel, formador na Improve e no Poliempreende.Participa regularmente em congressos em escreve artigos de opinião para várias revistas. O seu lema é: “Gerir bem para viver melhor”.
Ricardo Azevedo
28/11/2000
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, ICBAS-UP (5ºano)
Breve descrição:
Apaixonado pela Medicina Veterinária, e entusiasta pela arte e pela música, tem traçado o seu percurso académico com participação ativa no associativismo, no voluntariado e no desporto.
As suas principais áreas de interesse são a saúde pública, a segurança alimentar e as doenças infectocontagiosas.
Funções desempenhadas:
(atual)
-Vice-Presidente Externo da Direção da Federação Académica de Medicina Veterinária
-Representante da Federação Académica de Medicina Veterinária no Fórum Nacional de Estudantes de Saúde e no Conselho Municipal da Juventude do Porto
2022
-Coordenador do II Congresso Científico de Estudantes de Saúde
2021/22
-Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Federação Académica de Medicina Veterinária
2020/2021
-Presidente das X Jornadas de Medicina Veterinária, AEICBAS
Ricardo Lobo
Licenciado em medicina veterinária pela UTAD em 2001.Faz clínica de animais de companhia e de espécies pecuárias desde 2001. Médico Veterinário Municipal de Vila Nova de Cerveira desde 2003.Sendo desde 2009 coordenador/executor de O.P.P. Presidente da Direção da ANVETEM desde Setembro de 2020 e Presidente do Conselho Regional do Norte da OMV desde Fevereiro de 2020.
Ricardo Romão
Licenciado pela FMV-UTL (1998). Desde então desenvolve actividade de clínica e sanidade animal em Animais de Produção e clínica e cirurgia de Animais de Companhia. De 1998 a 1999 foi director Técnico na Serraleite.Professor Auxiliar na Universidade de Évora. É sócio-gerente e colaborador num Centro de Atendimento Médico Veterinário (Vetal – Clínica Veterinária do Alto Alentejo). Sócio fundador dos Veterinários Sem Fronteiras – Portugal; Secretário da Direção da Associação Portuguesa de Buiatria. Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da SPREGA. Presidente do CR Sul da OMV 2016-2019.
Rosa Lino Neto
Licenciada em Medicina Veterinária e Mestre em Produção Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, e Doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Atualmente é Investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). É a responsável pelo Laboratório de Embriologia do INIAV e pela Equipa de Colheita e Produção de Embriões, licenciada pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (código PT0305TEPIV). Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Reprodução Animal. Áreas de Investigação: técnicas de reprodução assistida, nomeadamente de produção de embriões de diferentes espécies, criopreservação de tecido ovárico, gâmetas e embriões e na identificação/resolução de fatores determinantes para a fertilidade/infertilidade, tanto em projetos de investigação como na conservação dos recursos genéticos animais.
Rui Fortunato
Diretor Técnico da Rações Zêzere, SA
Diretor Técnico da PetMaxi, Lda
Doutoramento em Ciências Veterinárias na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, 2021
Licenciatura em Medicina Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária, UniversidadeTécnica de Lisboa, 2004.
Sindicato N MV
Sofia Completo
Brevemente disponível...
Sónia Miranda
Licenciada pela UTAD (1998). Iniciou atividade profissional em 1998 na Clinica Veterinária das Nogueiras (Coimbra) e na Clínica Veterinária Planeta Animal (Aveiro). Em 2001 fundou a Clinica Veterinária da Mourisca, presentemente Hospital Veterinário do Baixo Vouga, tendo sido sua Diretora Clínica e responsável de cirurgia de tecidos moles, reprodução e gastroenterologia até 2018. Docente convidada da EUVG de 2008 a 2015. Atualmente, Diretora Clínica do Hospital Veterinário do Atlântico. Tesoureira e membro do Conselho Diretivo da OMV (2016-2019). Doutoranda em Ciências Veterinárias na UTAD e colaboradora convidada da SIC Mulher no programa Faz Sentido.
Xavier Canavilhas
Médico Veterinário atualmente Coordenador do Gabinete Jovem da OMV, Professor Convidado e Assessor da Direção da Faculdade de Medicina Veterinária da ULusófona. Obteve o Grau de Mestre com o projecto de tese “Criação e Implementação da Prescrição Eletrónica Médico-Veterinária PEMV”. Foi membro fundador do Fórum Nacional de Estudantes de Saúde, é Podcast Host para a Associação Global de Médicos Veterinários de Animais de Companhia (WSAVA) e membro do Conselho Fiscal dos Veterinários Sem Fronteiras, colabora ainda em diversas iniciativas para a promoção da digitalização da saúde animal.